IMG-LOGO
Início Notícia Reabertura das APS em meio ao aumento de Covid-19 põe servidores em risco

Reabertura das APS em meio ao aumento de Covid-19 põe servidores em risco

IMG

Na mesma linha do documento remetido ao presidente da Câmara, com exposição de motivos pelos quais as Agências da Previdência Social (APS) não podem reabrir em 13 de julho, a Fenasps protocolou denúncias, junto ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT), no intuito de preservar a saúde e vida de milhares de trabalhadores(as) da autarquia e de milhões de segurados(as) que buscam os serviços das Agências da Previdência Social (APS). As denúncias se apoiam em uma série de razões, elencadas nos ofícios, ressaltando que a reabertura das APS em meio ao aumento dos casos de Covid-19 é um grande risco à saúde de todos. A Fenasps nos documentos argumenta que "não há qualquer indicativo técnico ou científico de redução da curva de contágio, do número de casos graves e de mortos pela COVID-19; considerando que a reabertura das unidades do INSS acarretará inevitavelmente aglomerações e filas, aumentando sobremaneiro o risco de contaminação; considerando, portanto, que o INSS tem um papel estratégico, devido ao seu tamanho e capilaridade no território nacional, para fins de mitigar a pandemia, é primordial que seja feita a prorrogação do fechamento das unidades do INSS até que haja redução da curva de contágio pela COVID-19, bem como a manutenção do trabalho remoto enquanto perdurar a situação de emergência sanitária". Ao Ministério Público Federal foi solicitado que o órgão fiscalize o INSS, notificando a gestão deste órgão no intuito que mantenha a prestação de serviços pelos meios digitais e os servidores(as) em home office, modalidade de trabalho que reduziu de 3.400.000 processos acumulados para aproximadamente 1.100.000 entre março e junho deste ano, comprovando que os servidores da autarquia tiveram desempenho considerável no período. Do Ministério Público do Trabalho, a Fenasps reivindicou que o INSS seja fiscalizado, notificando a gestão deste órgão no intuito que mantenha a prestação de serviços pelos meios digitais e os servidores(as) em home office, modalidade de trabalho que reduziu de 3.400.000 processos acumulados para aproximadamente 1.100.000 entre março e junho deste ano, comprovando que os servidores da autarquia tiveram desempenho considerável no período.