O Secretário de Formação Sindical do Sintsprevs-Pi e, agora doutor, Antonio Carlos dos Santos, apresentou na última quarta-feira, 21 de agosto, a tese de doutorado através do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - em Rede (UFPI). Antônio Carlos foi aprovado com nota máxima.
A pesquisa produziu uma "Análise Geoambiental da Ocorrência de Arboviroses e o Potencial de Espécies Vegetais Contra do Aedes sp. no Território de Desenvolvimento dos Cocais - Piauí". O estudo foi orientado pela professora doutora, Ivaniza Moreira de Andrade.
As arboviroses representam um desafio para a saúde pública, impulsionadas pelas mudanças climáticas, degradação ambiental e desmatamento descontrolado, propiciando um ambiente favorável para a transmissão viral, expondo comunidades inteiras a riscos crescentes.
A falta de levantamentos de índices larvais regulares até 2016 prejudicou o controle da dengue.
As maiores incidências de dengue e chikungunya no Território de Desenvolvimento dos Cocais - Piauí (TDCPI) ocorreram em cerca de 75% dos municípios com população de até 10.000 habitantes.
A investigação elaborou uma análise geoespacial das arboviroses (dengue, zika vírus e chikungunya), sobre a frequência de focos e os casos registrados de 2012 a 2019 em áreas urbanas e periurbanas do Território de Desenvolvimento dos Cocais – TDCPI, bem como buscou identificar e mapear espécies vegetais utilizadas pelas comunidades em áreas selecionadas no combate a essas arboviroses.
A pesquisa contribui para entender a dinâmica das arboviroses em uma região e oferece subsídios para estratégias preventivas e de intervenção, visando reduzir o impacto na saúde pública.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar