RSS
  Whatsapp

Saúde Pública

Sintsprevs-PI é contra privatizar hospitais estaduais

Compartilhar

 

No último dia 30 de setembro, o governo Rafael Fonteles, baixou várias portarias, cuja determinação era repassar mais 21 hospitais estaduais para as OS (Organizações Sociais).

Essa medida fere os princípios do SUS (Sistema Único de Saúde) que assegura a gestão pública dos serviços. O governo quer tranferir a gestão pública dos hospitais estaduais para a iniciativa privada. 

O pior é que o governo já repassou para a iniciativa privada, a gestão da Nova Maternidade Evangelina Rosa; o Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba; o Hospítal Regional de Campo Maior e o Hospital do Mocambinho, em Teresina. 

Em agosto de 2023, o Conselho Estadual de Saúde, aprovou resolução contra esse projeto do governo estadual que privatiza os hospitais, mesmo assim o governo petista de Rafael Fonteles, passou por cima dessa decisão, sem se quer ouvir o Conselho. 

Como estamos passando por um processo eleitoral (eleições municipais) e o governo ao ver a besteira que cometeu com a continuidade da privatização dos hospitais públicos, baixou uma nova Portaria 5.280, dia 02.10.24, onde revoga as portarias anteriores. 

Sabemos que esse recuo do governo é temporário, por conta do período eleitoral. Com certeza quando passar as eleições municipais voltará com o projeto de entrega dos hospitais públicos para a iniciativa privada, via OS (Organizações Socias). 

Está provado que as gestões de hospitais feitas pelas OS são um fracasso, pois além de não resolverem problemas crônicas dos serviços de saúde, elas tem sido objetos de corrupção. 

O Sintsprevs-PI defende o SUS desde a sua criação. Portanto, somos contra a entrega dos hospitais públicos para a inciativa privada. Defendemos concursos públicos, gestão pública com o controle social e melhoria da qualidade do atendimento.

POR UM SUS 100% PUBLICO 

Diretoria do Sintsprevs-PI 

Por:

Mais de Notícias