RSS
  Whatsapp

Federais

Servidores vão receber reajuste só após aprovação da LOA

Compartilhar

  Votação da LOA no Congresso Nacional será no início de fevereiro

O reajuste salarial dos servidores públicos federais de 2025 será pago retroativamente, com valores referentes a janeiro sendo incluídos no primeiro pagamento após a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA), que deverá acontecer em fevereiro. 

A votação da LOA no Congresso Nacional está prevista para o início de fevereiro, e, após sua aprovação, o pagamento será realizado de forma única, englobando o retroativo a janeiro para os servidores efetivos e a fevereiro para os cargos em comissão.

Este reajuste, que é o resultado de um longo processo de negociação, traz um aumento acumulado de 27% até 2026, incluindo os 9% concedidos em 2023. A recomposição salarial em 2025 terá um impacto fiscal significativo de R$ 16,2 bilhões para o Poder Executivo Federal, de acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). Para 2026, o custo deverá cair para R$ 8 bilhões.

Embora o pagamento retroativo tenha sido uma das principais demandas dos servidores, o formato de pagamento em uma única parcela gerou preocupações em relação ao aumento da alíquota do Imposto de Renda. No entanto, o governo não deve atender a esse pedido, mantendo o cronograma de pagamento original.

Além do reajuste, os acordos firmados em 2024 também incluem modificações nas carreiras dos servidores, que enfrentaram greves no ano passado.

Por:

Mais de